Powered By Blogger

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Hipertexto

Hipertexto, é um termo usado atualmente para representar a citação de outros textos dentro de um texto na Web. Ele funciona com um firmador, de ideias, dando exemplos de onde encontrar a comprovação do que se quer mostrar em outros lugares. Estas colocações receber o nome de links, onde você clica e ele te remete par outra janela na internet.
No entanto, esse termo não é novo, ele é bem antigo, ele começa já nos textos manuscritos, onde um copista ia transcrever algum texto e fazia modificações, sendo assim uma espécie de escrita coletiva. E ainda faziam anotações nos rodapés das páginas, que depois eram transportados para outros cadernos, permitindo assim uma leitura não linear do texto, que poderiam se consultadas por outros leitores.
A primeira descrição formal da ideia surgiu em 1945.
Hoje é muito importante esta ferramenta que nos permite ficar mais seguros de um determinado assunto, que estivermos pesquisando, pois podemos conferir as informações em várias fontes.
De um modo geral, sempre que vamos escrever um texto, praticamos está forma de representação, pois nenhum texto é inteiramente de um só autor, poi quando escrevemos nos remetemos a outra fontes que já vimos antes, e um autor sempre parafraseia o texto de outro, afinal estamos inseridos num mundo letrado, onde as fontes se cruzam constantemente. E cada um usa sua subjetividade na hora de escrever, mas sempre aproveita de informações previamente assimiladas.
Esta é mais uma forma de aprendermos que todos os conhecimentos estão interligados, assim como as pessoas estão inseridas dentro do seu contexto social, cultural e portanto tem suas próprias características sem perder
as do grupo a que pertence.


Sirlene

Nenhum comentário:

Postar um comentário