Powered By Blogger

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

O que é currículo?

O que é currículo?
Tratamos neste curso de um conceito de currículo situado historicamente, que trabalha tanto com o conhecimento organizado, sistematizado, aceito socialmente e selecionado em estruturas previamente concebidas como do conhecimento que o aluno traz de seu contexto, da vida, mas que não se limita ao conhecimento cotidiano. Logo, o currículo não é apenas uma lista de conteúdos prontos a serem transmitidos aos alunos e não se Nossa experiência tem mostrado que as tecnologias podem trazer contribuições significativas ao desenvolvimento do currículo se houver clareza da intencionalidade pedagógica, isto é, se o uso das tecnologias ocorrer integrado a um projeto curricular que se proponha a desenvolver a capacidade de pensar e aprender com tecnologias.

.Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo?

O uso dessas tecnologias em processos de aprendizagem propicia o registro digital das produções dos alunos, criando condições para que se possam identificar as dificuldades e os avanços dos alunos, bem como reconhecer o que foi trabalhado do currículo prescrito e o que foi integrado, que vai além do previsto em planos e livros didáticos e O uso de tecnologias permite retomar a visão de conhecimento em sua unicidade por meio do estabelecimento de ligações em redes que integram idéias, conceitos, experiências, padrões de distintas áreas e disciplinas, reconfirmando a relatividade da ciência e a noção de espaço-tempo.
A pessoa aprende quando estabelece relações entre novas informações e conhecimentos que possuía e constrói novos significados. Isto ocorre tanto no âmbito de uma disciplina como na integração entre disciplinas.

.Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
A integração de tecnologias de informação e comunicação permite interligar essas duas vertentes em novas práticas pedagógicas com o uso da Internet e Web, o que proporciona expandir as situações de aprendizagem e englobar a complexidade crescente do conhecimento, da ciência e da tecnologia.

.Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?
O trabalho por projeto potencializa a integração de:
diferentes áreas de conhecimento, ou seja, a multidisciplinaridade e a interdisciplinaridade;
várias mídias e recursos (livros, TV, rádio, computador, filmadora etc.).


No trabalho com projeto, desenvolvido na perspectiva integradora, o aluno pode expressar seu pensamento por meio de diferentes linguagens e formas de representação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário